quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Palmada educativa. Por que ainda é usada?

Por Denise Carceroni




O título do post faz menção à "palmada educativa", apenas para diferenciar das situações de grande violência contra a criança, não que eu acredite no poder educacional da palmada e tão pouco que acredite não ser um ato de agressão contra à criança. O termo foi usado apenas para contextualizar o post.



Ontem o Fantástico fez uma matéria sobre a palmada. Falam do resultado de uma pesquisa que mostra que a palmada atrasa o desenvolvimento infantil. São inúmeras as matérias que tratam do assunto. A Pediatra Rachel Niskier, disse ao Terra que não há nenhum estudo que comprove que ela seja educativa ou disciplinatória, a médica conclui dizendo: "Se fosse assim todo mundo que apanhou seria melhor". O que faz sentido, né?!



Problemas de desenvolvimento à parte, a primeira observação que podemos fazer de uma criança que recebe a palmada como ação educativa é o uso desse artifício quando se sente contrariada. Vou dar dois exemplos:

Quando eu era criança, apanhei muito da minha mãe, do meu pai também, mas da minha mãe era quase todo dia. Me lembro que, durante um bom tempo, toda vez que algum amiguinho me "desobedecia", apanhava. Isso só parou quando um menino, em quem eu sempre batia, cresceu, ficou mais forte e me deu uma surra. Nunca mais bati em ninguém. Isso sem contar que era uma criança violenta. Graças a Deus isso não me causou maiores problemas, mas poderia ter causado.
Minha enteada é um doce. Super comportada, educadíssima, faz algumas artes, mas nada que fuja ao esperado para a sua idade (quase 6 anos). Vira e mexe sua mãe queixa-se ao meu marido sobre seus problemas de comportamento. Que ela responde, que faz birra e recentemente, que bateu na avó. Meu marido ia chamar-lhe a atenção em relação à isso e eu pedi para intervir, pois minha impressão é que falávamos de crianças diferentes. Então, perguntei porque ela bateu na avó? Disse à ela (sem brigar ou chamar a atenção), que quando batemos em alguém precisamos de um motivo. Ela então me explicou que a avó não deixou que ela continuasse brincando com o computador, que a pegou pelo braço para que fosse tomar banho. Aí eu disse: mas não era hora do banho? Ela disse que sim, mas que queria terminar uma "coisa" e que as vezes a avó bate nela quando não quer fazer algo, por isso bateu na avó. Para mim estava tudo explicado, ela só fez o que fazem com ela. Então expliquei que não estava certo bater nas pessoas, que deveríamos sempre conversar. Que tem hora para tudo para comer, tomar banho, dormir e para o computador. Que esses horários devem ser respeitados. Fiz um combinado com ela para respeitar os horários, para não bater na avó e que toda vez que a avó batesse nela, deveria contar para a mãe e para o pai.
Nesses dois exemplos também fica claro que o uso da palmada vem de uma herança que recebemos dos mais velhos e após a matéria me puz a refletir. Se estamos cansados de saber que a palmada, não educa, é um ato violento e desrespeitoso contra a criança, incita e ensina a violência e a nova pesquisa mostra que atrasa o desenvolvimento infantil. Por que ainda é usada?

Na própria matéria do Fantástico haviam mães que afirmavam saber que é errado, mas que tem hora que "não tem como". Pensei em dois momentos da educação que ofereci aos meus filhos. Eu fiz uso das "palmadas educativas" ,com ambos, pelo mesmo motivo que as mães alegam, era meu último recurso. Sem contar o fato de eu ter sido educada assim (olha a herança aqui!). Com o passar do tempo deixei essa prática de lado, mas o que me fez mudar?

Conhecimento...

E não estou falando das informações que coloco aqui no blog, que aparecem nos sites, nas revistas e no Fantástico, essas informações que estamos cansados de saber, que palmadas são ruins e não funcionam. Falo do conhecimento que adquiri na falculdade sobre o desenvolvimento infantil.
Minhas atitudes mudaram a partir do momento que aprendi como agir com as crianças, que aprendi estratégias educacionais que permitem nunca pensar que cheguei ao meu último recurso.

Talvez o que falte para os pais seja mais do que "o que fazer", mas "como fazer". Talvez por isso acreditem ter chegado ao último recurso, talvez por isso ainda usem a palmada educativa.
fonte:blogcriandocriancas

Um comentário:

  1. Zuleica, fiz um pedido de 2tv's e 2 aparelhos de DVD para a Creche, faz 5minutos. Já temos um aparelho de DVD. Veja o e-mail enviado abaixo:

    Olá Orlando,

    Tenho um DVD aqui que não uso, pode contar com ele.

    Abraço,

    Fabio Buzzoleti


    From: Orlando Francini
    Sent: Monday, January 04, 2010 6:08 PM
    To: Friends
    Subject: Pedido Especial - Centro de Convivência Gêneses


    Amigos,

    O CCG, é uma Creche que vive de donativos e abriga mais de 140 crianças. É um espaço que muito agradável, que a D.Cecília, administradora, cuida com sacrifício e carinho.
    O Centro de Convivência está necessitando de:

    2 Televisões e 2 aparelhos de DVD, para as duas classe de crianças até 4 anos.

    Conheça o C.C.Gêneses. Retorne esta mensagem. A Sociedade Amigos do Jardim São João e Parque Nações Unidas pode retirar os equipamentos e entregar na sede do CCG.
    Depois veja no próprio BLOG da Entidade, as bençãos que estas doações proporcionam aos pequeninos.

    www.cantinhogeneses.blogspot.com

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