sábado, 27 de junho de 2009

Leitores eletrônicos são mais "verdes" do que livros de papel?
Aparelhos não derrubam árvores, mas consomem energia e produzem lixo
Paula Sato (novaescola@atleitor.com.br)
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Leitor de e-books Amazon Kindle 2. Foto: Divulgação.
Em 2009, nada de celulares tecnológicos, GPS ou laptops. O gadget mais falado do ano foi o leitor eletrônico de livros, também chamado de e-book reader. A novidade ainda não chegou ao Brasil, mas nos Estados Unidos virou febre. O princípio desse aparelho é simples. Em uma tela do tamanho de um livro de bolso, o usuário pode fazer o download e ler qualquer um dos mais de 125.000 títulos disponíveis para a compra virtual. Muito mais leve, fácil de carregar e ainda com memória capaz de armazenar 200 obras, parece uma ótima opção. Mas um dos maiores apelos do gadget é abolir o uso de papel e a consequente derrubada de árvores. Porém, não demorou muito para que surgisse a polêmica: será que é mesmo melhor para o meio ambiente usar leitores eletrônicos em vez de gastar papel?
Para entender a questão, é preciso pensar sobre o que acontece durante a produção de um livro. Para conseguir papel, a indústria retira celulose da madeira e, durante o processo de produção, gasta muita água e energia elétrica, além de serem usados substâncias químicas poluidoras. "A fabricação de papel tem um impacto muito grande ao meio ambiente. Muitas empresas usam madeira não certificada ou têm plantações em área que não é adequada", explica Wilson Shoji, coordenador do curso de Gestão Ambiental da Universidade Anhembi-Morumbi. Porém, o professor lembra que, ao mesmo tempo, para se fabricar um aparelho eletrônico também há impacto para a natureza e, pior, a utilização desses equipamentos ainda demanda grandes gastos de energia elétrica. "No fim da vida, os computadores viram lixo eletrônico, com algumas partes que não são recicladas, e vão degradar o ambiente", afirma Wilson Shoji.
Ainda não existem estudos que comparem os níveis de emissão de carbono envolvidos em toda a produção e utilização de livros tradicionais e leitores eletrônicos. Porém, outra discussão que se levanta é sobre a durabilidade de cada produto. Um computador tem vida útil de cerca de cinco anos e, segundo uma pesquisa do Instituto Nacional para Padrões e Tecnologia (Nist) dos Estados Unidos, um CD ou DVD, mesmo sob as condições ideais de conservação, não dura mais que algumas décadas. "Existem livros de papel que datam de cinco mil anos atrás. Um aparelho eletrônico nunca resistiria tanto e logo viraria lixo. E mesmo que o livro não seja mais utilizado, o papel ainda pode ser completamente reciclado. Ou seja, a longo prazo, pode haver menos lixo", diz Wilson Shoji. Apesar de não poder oferecer uma conclusão final sobre qual dos meios é melhor para o meio ambiente, o professor diz que o importante é que a questão venha à tona. "É preciso discutir tudo isso para que as pessoas imbuídas das questões de sustentabilidade possam buscar respostas e soluções", diz.
fonte: novaescola
Não culpe a família pelo desempenho do aluno
Beatriz Santomauro (bsantomauro@abril.com.br)
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A ligação entre o mau desempenho escolar e "famílias desestruturadas" não é automática. Todos têm condições de se desenvolver e aprender, mesmo os que são criados por parentes, são filhos de pais separados ou os de baixa renda - situações normalmente vistas como definidoras para o fracasso. Se dinheiro no bolso e pais morando em uma mesma casa fossem garantias de sucesso, estudantes nessas condições, sem exceção, deveriam ter um desempenho excepcional. Relacionar uma questão externa à escola ao desempenho dos alunos só é válido quando existe uma vulnerabilidade real e é necessário o professor fornecer orientação à criança. Essas situações são as que envolvem riscos devido à má qualidade da moradia ou à violência. Quando o professor identificar alguns dos alunos sofrendo com esses problemas no cotidiano, deve buscar orientação com seus colegas de escola para que um encaminhamento correto seja feito junto a outros órgãos. Se não são essas as questões enfrentadas pelo aluno, a responsabilidade pelo aprendizado e pelo consequente bom desempenho recai, sim, sobre a escola. Para que ela dê conta de alcançar resultados satisfatórios, pode promover um apanhado de ajustes, como a formação continuada de professores, o entrosamento entre a equipe de educadores, diretores e coordenadores, a melhoria da estrutura física, a aplicação das propostas previstas e ainda o constante intercâmbio com a família.
fonte: novaescola

quinta-feira, 25 de junho de 2009

NOSSO ENDEREÇO

RUA ANTONIO DE CABEZON, 409 PQ. NAÇÕES UNIDAS - JARAGUÁ - SÃO PAULO
VENHA FAZER UMA VISITA!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

MEGA FEIJOADA BENEFICENTE

VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO ESPECIAL PARA SABOREAR UMA DELICIOSA FEIJOADA CONOSCO

ONDE? CENTRO DE CONVIVENCIA GENESES

QUE HORA? DAS 10h00 AS 14h00 HORAS

QUANTO CUSTA? R$ 15,00 (QUINZE) REAIS COMPLETA

QUANDO? 27/06/09 - SÁBADO

MAIORES INFORMAÇÕES: 3928-1840/3942-6842/6387-1833

PRECISAMOS DA SUA AJUDA!!

O Centro de Convivência Gêneses, Instituição Filantrópica, que assiste a 170 crianças carentes desde 1998, nossa Missão é atender através da educação as crianças da nossa comunidade, nossa metodologia de trabalho é reforço escolar, informática, maternal, jardim, pré I e II, dança, futsal, inglês e reciclagem.
Somos uma O.S. (Organização Social) que trabalha mediante as parcerias e doações, por esse motivo enviamos este oficio para sabermos a possibilidade de recebermos algum tipo de ajuda a fim de continuarmos nosso trabalho, toda e qualquer ajuda será bem vinda e temos voluntários que podem retirar as doações.
tels. de contato: 3928-1840/39426842/6387-1833
falar com Zuleika ou Dona Cecília
Estamos precisando de ajuda, parceiros, voluntários e amigos, para que possamos continuar.
Que Deus vos abençõe, pela compreensão, carinho e colaboração