terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ATENTE PARA NOSSAS DATAS
30/11 – ULTIMO DIA DA REMATRÍCULA (APÓS DA DATA CANCELAMENTO DA VAGA PARA 201 0) – POUCOS ESTÃO DANDO IMPORTANCIA A ESSE RECADO.
13/12 – (domingo) ULTIMA REUNIÃO DE PAIS - IMPORTANTÍSSIMO A PRESENÇA DE TODOS.
16/12 – EXCURSÃO AO ZOOLOGICO – VALOR R$ 25,00 (VINTE E CINCO) REAIS – LEVAR LANCHE. PAGAMENTO ATÉ DIA 11/12 .
17/12 - FESTA DE NATAL - NO BAIRRO VILA CLARICE - PAPAI NOEL VAI CHEGAR DE HELICÓPITERO.
20/12 – FORMATURA (ENTREGA DE CERTIFICADO) E CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO – APRESENTAÇÃO DO CORAL GENESES (TODAS AS CRIANÇAS).
21/12 – ULTIMA DATA - (AMIGO DA ONÇA COM EDUCADORAS)
22/12 – ENCERRAMENTO DO AO LETIVO DE 2009.

FAMÍLIA E ESCOLA - UMA VIA DE MÃO DUPLA

Criar os filhos, educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e segurança no conturbado mundo em que hoje vivemos é uma tarefa tão exigente e desafiadora quanto prazerosa e gratificante.

Considerando que o ser humano aprende o tempo todo, nas mais diversas instâncias que a vida lhe apresenta, o papel da família é fundamental, pois é ela que decide, desde cedo, o quê seus filhos precisam aprender, quais as instituições que devem freqüentar, o que é necessário saberem para tomarem as decisões que os beneficiem no futuro.

Escolher a escola adequada às expectativas da família e que, ao mesmo tempo, seja do agrado da criança, é um empreendimento cujo sucesso depende, em grande parte, da perspicácia e habilidade dos pais ao avaliar diferentes propostas. Estar atento ao projeto educativo e ao perfil disciplinar da instituição auxilia a optar por aquela cujos valores e fundamentos mais se assemelhem aos da família em termos de exigências, posturas, visão de mundo. Conhecer as dependências e possibilidades da escola, seus diferenciais, bem como os profissionais que estarão encarregados da educação de seu filho também é recomendado.

Tanto quanto a convivência e o relacionamento familiar são fatores fundamentais para o desenvolvimento individual, a inserção da criança no universo coletivo, a mediação entre ela e o mundo, entre ela e o conhecimento, sua adaptação ao ambiente escolar, o relacionamento com os professores e funcionários da Escola, a convivência com os colegas, são fatores decisivos para o seu desenvolvimento social.

Entender o indivíduo como parte de um sistema, ou todo, organizado, com elementos que interagem entre si, influenciando cada parte e sendo por ela influenciado, traz uma luz à compreensão acerca do desenvolvimento humano, contribuindo para a reflexão sobre os contextos familiar e escolar, que tanto podem ser elementos de continência, inclusão e segurança, como fontes de conflitos, com ênfase nas perdas que se podem apresentar no percurso.

Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no seu dia- a- dia sem cair no julgamento “culpado x inocente”, mas buscando compreender as nuances de cada situação, uma vez que tudo o que se relaciona aos filhos tem a ver, de algum modo, com os pais e vice-versa, bem como tudo que se relaciona aos alunos tem a ver, sob algum ângulo, com a escola e vice-versa.

Assim, cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições.

Joana Maria Rodrigues Di Santo é Psicopedagoga experiente, com atuação significativa em Psicopedagogia Institucional, Coordenadora de Ensino Médio e Fundamental, Supervisora aposentada do Município de São Paulo, mestre em Educação, profere palestras e assessora diversas escolas.

fonte:centrodereferenciaeduacional