segunda-feira, 2 de novembro de 2009

COMPORTAMENTO!!!

Como ter filhos comportados

Um comportamento inadequado durante a infância é inevitável e o mais importante é os pais saberem lidar com ele. Os pais devem estabelecer limites para que a criança saiba quando estiver atravessando a linha entre o comportamento aceitável e o não aceitável.

A melhor forma de colocar limites é estabelecendo regras e rotinas. Quando mais cedo elas forem instituídas, mais fácil será o entendimento dos limites para a criança.

Boas regras, boas recompensas

A instituição de regras é muito mais válida para que a criança tenha um bom comportamento do que a punição. Tome cuidado para não se tornar maleável com as regras conforme o crescimento da criança, pois as situações vão ficando mais variadas e com isso os pais tendem a ficar mais tolerantes.

Também é importante que os pais reconheçam e incentivem um bom comportamento com palavras, sorrisos e gestos carinhosos. As crianças gostam de pais que têm o hábito de reconhecer quando elas fazem coisas certas. Isso ajuda a reforçar um tipo de comportamento positivo que você vai querer sempre e sempre.
Dr. João Maurício Scarpellini Campos é pediatra
scarpellini@terra.com.br

FONTE: mingaudigital.com.br

GARANTA A SEGURANÇA!!!

Evite acidentes, é o melhor remédio
Por Editora em 24/10/2009
Entre 4 e 6 anos, as crianças já entendem o que pode causar acidentes, mas, ao mesmo tempo, já estão mais independentes e capazes de fazer coisas perigosas. Elas aprendem coisas simples para sua própria proteção, mas ainda não conseguem julgar o som, a distância e a velocidade de um carro se aproximando. Os pais ainda são os reponsáveis pela segurança das crianças.

Uma informação importante - acidentes são a maior causa de morte entre crianças em idade escolar. Os pais, no entanto, têm como prevenir os maiores acidentes com medidas simples. Veja abaixo algumas orientações sobre segurança.

Bicicleta
Usar capacete sempre que estiver andando de bicicleta. Compre o capacete assim que comprar a bicicleta! Certifique-se de que seu filho ou filha está usando o capacete. Não deixe a criança andar de bicicleta na rua. Veja se a bicicleta está adequada ao tamanho do seu filho ou filha.

Na rua
Não deixe seu filho brincar na rua, apenas em um playground ou em local seguro. Ensine a criança a parar na calçada e nunca atravessar sem um adulto.

Na água
Ensine seu filho a nadar, mas nunca o deixe sozinho quando estiver nadando. Sem a supervisão de um adulto, a criança não deve ser deixada numa area onde exista um lago, piscina ou mar. Não deixe seu filho ou filha mergulhar em um local que não tinha sido checado por um adulto. Quando sair de barco com as crianças, coloque coletes salva-vidas nelas.

Fogo
Deixe fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças. Não fume dentro de casa - muitos incêndios são iniciados por cigarros que não foram completamente apagados. Se possível, instale alarmes de incêndio e teste as baterias regularmente.

Automóvel
O acidente de carro é o maior perigo para a vida e saúde da criança. Para prevenir, use corretamente a cadeirinha no banco de trás sempre que seu filho ou filha estiver no carro com você.

Adaptado da American Academy of Pediatrics
Dr. João Maurício Scarpellini Campos é pediatra
scarpellini@terra.com.br
FONTE:mingaudigital.com.br